Patriotismo pra quê?

Das quase três horas que fiquei no quartel, esperando meu CDI e toda a formalidade, apenas 15 minutos foram dedicados exclusivamente a cerimônia e ao tão famoso "Juramento à Bandeira".
Aos menores de idade, às meninas e aos esquecidos, o juramento à bandeira consiste em você jurar proteger o teu País, mesmo que com o sacrifício da própria vida.
E, como eu tive tempo de sobra para pensar nas coisas, comecei a refletir sobre o Patriotismo.
Muita gente, muita gente mesmo, não tem o mínimo de amor à Pátria. Compreensível.
Mas, eu tenho, e vou explicar um pouco sobre isso.

Por que amar o teu País?
Bem, para realmente haver uma resposta para tal pergunta, devemos pensar sobre outra questão.

De onde vem o amor à Pátria?
Dã, do coração. Mas não é bem isso que quero falar.
O amor à Pátria nasce da gratidão. Muitas coisas nascem da gratidão e o Patriotismo é uma delas.
Quando você dorme, você reza? Reza pelo o que?
Acredito que muita gente reza pedindo, mas também acredito que muitos rezam para agradecer. Além de agradecer pelos pais, pelos amigos, pela família, pela casa e tal, agradecemos [ou deveriamos] agradecer pela comida, pela natureza, pelo sol, pelas estrelas, por uma flor que cresceu no vasinho de casa, pelo arco-íris que surgiu no céu de hoje, pelos pássaros que cantaram enquanto tomávamos café-da-manhã, entre infinitas coisas que só vemos o valor quando estamos sem elas.
Devemos sempre ser gratos para com a oportunidade de estar aqui hoje, com quem estamos e da forma que estamos. Amanhã pode ser que percamos alguém ou que soframos um acidente e...bem, esse não é meu foco.
Ser grato pela comida, que nasceu da terra e chegou até nós e ser gratos por todos que trabalharam nesse processo, da pessoa que comprou a semente e a plantou, ao caminhoneiro que trouxe até a cidade e ao feirante que nos vendeu. Agradecer por esse sol que nos esquenta nesse invernozinho, e agradecer pelos ventos que nos trazem a chuva que limpa nossa alma. Agradecer pelos anciões que nos contam suas memórias e suas felicidades dos tempos muito antes do nosso nascer. Agradecer por agradecer.
E aí entra o Patriotismo. Formalidades a parte, mas o Patriotismo está em saber agradecer por simplesmente poder usufruir de tudo que tiramos dessa terra, que acerca nossas casas e de nossos amigos e a de nossos familiares. Agradecer ao nosso lar e agradecer pelas pessoas que dividem ele com nós.
Sim, existe toda uma ritualística por trás. E é algo imposto, mas em suas essência é isso.

Então, por que proteger a Pátria?
Simplesmente por entender que temos muita sorte de ter todos os confortos que temos, devemos sempre dar o nosso melhor a fim de garantir que as próximas gerações também terão essas bençãos. Garantir que eles possam conhecer as histórias dos antepassados e garantir que eles tenham alimento e que possam aproveitar a chuva e os ventos e o sol e as estrelas!
E isso se faz sendo um bom cidadão, sendo uma boa pessoa. Pensando não só no próprio bem mas também no bem comum, isso, ISSO , é ser Patriota.



[Texto passível a re-escrita.]