Dharma

"Quando a lua se põe, costuma-se dizer que desaparece; quando ela desponta, diz-se que aparece. Mas, na realidade, a lua não aparece nem desaparece, brilha imutavelmente no firmamento. Buda é exatamente como a lua: não aparece nem desaparece; apenas parece fazê-lo assim, para que possa guiar os homens.
Costuma-se chamar uma fase da lua de lua cheia; a outra, de lua crescente; mas, na realidade, a lua é perfeitamente redonda, sem minguar nem crescer. Buda é precisamente como a lua. Aos olhos dos homens, Ele pode parecer que muda de aspecto ,mas ,na verdade, Buda é imutável.
A lua aparece em todos os lugares, sobre uma populosa cidade, uma sonolenta aldeia, uma montanha, sobre um rio; ela é vista nas profundezas de um açude, numa jarra de água, numa gota de orvalho que pende na extremidade de uma folha. Por mais que um homem caminhe, a lua o acompanha. Aos homens, a lua parece mudar, mas na realidade, ela é imutável. Buda é como a lua, seguindo os homens deste mundo com todas suas variáveis circunstâncias, manifestando-se em vários aspectos, mas em sua essência, Ele não muda."


"A Doutrina de Buda" - Siddharta Gautama.